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Como realizar meu cadastro
Acesse www.me.com.br e clique em fornecedor. Dessa forma, será exibida a tela para início do preenchimento do cadastro.
Tentei me cadastrar, mas recebi a informação de que meu CNPJ já consta na base de dados. Como proceder?
Certifique-se se sua empresa já não possui um login e senha (mesmo que antigo). Caso contrário, entre em contato com o Suporte Técnico ao Fornecedor, pois você pode ter sido pré-cadastrado por indicação de um dos seus clientes.
Não consegui encontrar minha categoria de fornecimento no cadastro. O que devo colocar?
Caso não consiga localizar a categoria exata da sua empresa, recomendamos que selecione a categoria que mais se aproxima do produto ou serviço oferecido. No campo “Atividade” é possível descrever com suas próprias palavras a atividade principal da empresa.
Como atualizo os meus dados no portal?
É possível atualizar todos os dados cadastrais, exceto o CNPJ. Para isso, acesse o portal com seu nome de usuário e senha e clique no ícone com as iniciais da sua empresa, que fica no canto superior do lado direito da tela. Será exibida a opção “Altera Cadastro”. Clique para atualizar os dados da sua empresa. Após efetuar as alterações, clique em “Alterar” para que as informações sejam salvas.
Quando digitar meu nome de usuário e senha foi exibida a mensagem “Seus dados estão incorretos, ou você não está cadastrado em nosso sistema"
Clique em “esqueci minha senha”, a página será direcionada para o acesso à recuperação de senha. Nela, informe seu usuário ou e-mail cadastrado, depois clique em “Enviar”. Você receberá um e-mail para recuperação da senha. Caso não receba o e-mail em até 10 minutos,
verifique se ele não está no “spam” ou “lixeira”. Se não localizar o e-mail, entre em contato com o
Suporte Técnico ao Fornecedor pelos nossos canais de atendimento.
Recebi a senha por e-mail, mas não consigo alterá-la
No campo “Senha atual temporária” digite a senha recebida por e-mail. No campo “Nova senha” digite a sua nova senha de acesso. A senha deve possuir no mínimo 6 dígitos contendo: letras, números e caracteres especiais. Como neste exemplo: MERCADO16@
Quantas vezes posso errar minha senha antes do acesso ser bloqueado por excesso de tentativas?
O acesso é bloqueado a cada 5 tentativas com a senha errada.
Minha senha foi bloqueada por excesso de tentativas. Como faça para desbloqueá-la?
Clique em “esqueceu a senha”. Você será direcionado para uma página onde poderá digitar o seu e-mail para receber um link de redefinição de senha. Caso não receba este e-mail após 10 minutos, verifique a caixa de “spam” ou “lixeira”. Se mesmo assim não localizar o e-mail, entre em contato com o Suporte Técnico ao Fornecedor.
Não recebo notificações de cotações e pedidos. Como proceder?
Verifique com o seu provedor de e-mail se há um firewall ou alguma regra de AntiSpam para o Mercado Eletrônico. Caso tenha, desabilite-os para que eles não barrem as mensagens.
Como saber se recebi alguma cotação?
Assim que o fornecedor é selecionado pelo comprador para participar de uma cotação, é disparado um e-mail automático com o número da cotação para o e-mail que foi cadastrado no portal.
Recebi uma cotação como proceder?
Após realizar acesso com login e senha, entre na página de resposta de cotação. Para isso, clique nos botões nesta sequência:
“Meu mercado” -> “Painel de Controle” -> “Vendas” -> “Cotações Recebidas”.
Para acessar a página de resposta da cotação, clique sobre o número dela e efetue o preenchimento.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Acessei o menu, porém não localizei a cotação
Em “Filtro de Cotações”, no campo “Número Cotação” informe o “Serial ME” da cotação, que está descrito no assunto do e-mail de notificação. Esse número é o identificador da cotação, sendo a forma mais recomendada para realizar a consulta. Porém, o filtro permite a busca de várias outras maneiras, como por exemplo: por data, por nome do comprador etc.
Página de cotações e pedidos em “branco”
Em caso de não constar o processo desejado na aba de “Cotações Recebidas” ou “Pedidos Recebidos”, confirme se está acessando o login correto, referente ao cliente que enviou a transação.
Caso esteja no login correto e ainda assim não consiga localizar a cotação, efetue “log off” e “login” para se certificar de que não há nenhum comunicado pendente de aceite.
Caso haja, após ler o comunicado, clique em “li e estou ciente” e depois em “gravar” (se clicar apenas em “continuar a navegação”, não será possível visualizar a cotação).
Caso não haja comunicado, entre em contato com o Suporte Técnico ao Fornecedor.
Preenchi a cotação, porém, quando fui enviar ela estava em branco
A cotação deve ser salva a cada 15 minutos, após este prazo a página expira e as informações não são salvas.
A cotação encontra-se expirada. Como reabrir?
A gestão dos prazos é feita somente pelo comprador, uma vez que o Mercado Eletrônico não atua sobre as negociações.
Como recusar um item dentro de uma cotação com diversos itens?
Caso não queira responder algum item, o mesmo deve permanecer em branco, ou seja, não clique em nenhum campo de preenchimento do item.
Como faço para recusar a cotação toda?
No final da cotação preencha a justificativa e clique em “Recusar”.
Como faço para inserir anexo em uma cotação?
Na página de cotação clique em “proposta comercial”, abrirá uma janela (pop up) para que você possa escolher o arquivo e anexá-lo. Clique em “escolher arquivo”, escolha o arquivo e depois clique em “enviar”.
Quantas vezes posso responder a mesma cotação?
Enquanto a cotação estiver aberta, basta acessá-la novamente e editar a resposta.
Recebi um pedido. Como proceder?
Após realizar acesso com login e senha, entre na página do pedido. Para isso, clique nos botões nesta sequência:
“Meu mercado” -> “Painel de Controle” -> “Vendas” -> “Pedidos”.
Para abrir o pedido de compra, clique no número do pedido.
Acessei o menu, porém não localizei o pedido
No menu “Filtro de Pedidos”, no campo “Serial ME ” informe o Serial ME do pedido (localizado no assunto do e-mail de notificação). Esse número é o identificador do pedido, sendo a forma mais recomendada para fazer a consulta. Porém, o filtro permite várias formas de busca, como por exemplo: por data, por nome do comprador etc.
O pedido está com os valores errados e o campo não está editável
O pedido utiliza as condições informadas pelo cliente e não permite edição, sendo necessário realizar o contato direto ao comprador, para que este possa realizar a validação das informações.
Não recebo o boleto ou a nota fiscal em meu endereço
Verifique se suas informações financeiras estão corretas. Para isso siga o seguinte passo a passo:
Clique em “Painel de Controle” -> “Minha Conta” -> “Extrato Financeiro”.
Nele constam os dados cadastrais para cobranças. Verifique se os dados estão corretos. Caso não estejam, entre em contato com o Suporte Técnico ao Fornecedor.
Segunda via de boleto ou nota fiscal
Para retirada de uma segunda via dos documentos, basta seguir o passo a passo:
Clique em “Painel de Controle” -> “Minha Conta” -> “Extrato Financeiro”.
Será exibido o histórico de notas fiscais e boletos emitidos. Nessa tela, verifique qual nota precisa da segunda via, clique em “ver detalhes” e depois em “gerar boleto”.
O mesmo caminho deve ser feito para segunda via de nota fiscal e extrato da nota fiscal.
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*Suporte técnico atende de Segunda a Sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).
*Suporte a dúvidas financeiras atende de Segunda a Sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).